Seja bem vindo(a). Sente-se um pouco enquanto lhe explico sobre esse trabalho.

Abaixo se encontram alguns temas já propostos. Procure aquele que mais se aproxima de sua queixa e deixe um comentário (pode ser anônimo) sobre seu problema.

Diga o que te incomoda, como se sente. Lembre-se, não sou vidente nem faço milagres, portanto, tente oferecer o maximo de dados possiveis. Não é necessário explicar os detalhes de como as coisas aconteceram, apenas os dados referentes a pessoas envolvidas, grau de relacionamento com as mesmas e o contexto em que a situação ocorreu.

Por ser um serviço gratuito não posso oferecê-lo 24h. Asseguro que meu contato será o mais breve possivel, mesmo que seja para dizer que não sei como ajuda-lo(a) em tal situação.

Trabalho como psicologo em uma clinica particular e por essa razão não disponho de todo o tempo livre.

E lembre-se: Se esse site lhe ajudou, indique, comente, agradeça, é apenas isso que peço em troca da ajuda que irei oferecer.

Se nenhum dos tópicos abaixo estiver relacionado com seu problema, comente sobre ele em qualquer um e proponha a criação de um novo tópico.

Agradeço sua confiança e sua atenção.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Angustia

Angustia. A sensação de que algo que não se sabe o que é, vai acontecer não se sabe quando. Aperto no peito, choro que não sai ou que sai em excesso, dificuldade para dormir ou descansar são indicios desse sentimento. Se esse vazio, essa saudade que não se sabe de quem te perturba, então esse é seu lugar.

6 comentários:

  1. Ola...
    Eu sinto essa angústia já a algum tempo, e isso começou depois de terminar com meu ex-namorado, sinto aperto no peito, dor no estômago, vontade de chorar o tempo todo, não consigo dormir, a saudade aperta e dói, e dentro de mim fica cada vez mais vazio, como se ninguém mais pudesse preencher, parece que nunca vai passar, mas é uma sensação de saber o que é, mais nao saber o que fazer, pois é uma situação complicada e confusa, não da minha parte, mas sim da parte dele, eu o amo, e o que mais queria nessa vida, é tê-lo ao meu lado, não sei o que fazer com tudo isso, cada dia que passa fica mais dificil. E junto da angústia, vem a tristeza, a solidão e a dor.

    ResponderExcluir
  2. Ola,

    O término de um relacionamento tende a deixar marcas. A questão é que não ficou claro pra mim se ele terminou com você, você com ele ou simplesmente se desfez.
    Como não tenho esse dado vou tentar falar de uma forma mais generalista.

    A experiência, os filmes, os poemas nos mostram que o amor, o verdadeiro amor não tem fim nem pode ser medido em intensidade. Se esse amor for o seu verdadeiro amor então você precisa se cuidar.
    Já ouvi vários relatos de pessoas que estão no fim de suas vidas (80 anos ou mais) e ainda amam a mesma pessoa que amavam aos 20, 30 anos.

    Não sei sua idade, nem quanto tempo namoraram. Mas posso garantir que existem mães e pais de familia que apesar de estarem rodeados de filhos e netos ainda pensam em uma unica pessoa, aquela que perderam na juventude.

    Se esse inferno pessoal se instaurou em você então procure fazer algo a respeito.
    Se pergunte: consigo viver assim? Nos ultimos meses isso tem diminuido ou ficado mais forte? Sinto atração por outras pessoas?

    Se a maioria das respostas for não, então você está longe de superar essa perda. Não posso lhe dizer o que fazer, mas,posso te aconselhar a pensar numa forma de reduzir essa dor.

    Procurar ele? Se declarar? Fazer uma loucura? Procurar terapia? Mudar de cidade? Enfim...

    Só você será capaz de fazer algo. Esse sentimento é o mesmo que leva uma pessoa a ir no casamento da pessoa amada para se declarar a ela segundos antes do "Sim".

    Caso fique claro que esse sentimento não vai passar, que esse amor é o seu verdadeiro amor, então cuidado... Você corre o risco de se tornar uma pessoa frustrada, arrependida e parte morta por dentro.

    Eu gostaria de lhe ajudar mais, mas, para isso preciso de mais informações, preciso de sinceridade.

    Estarei aqui pra lhe ajudar, conte comigo.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Quincas, li seu comentário para essa mulher e gostaria de tambhém fazer uma observação. Não acredito em ter "o" amor verdadeiro. Acho que podemos amar várias vezes na vida, de formas diferentes, e todas elas são verdadeiras. Toda vez que se ama, isso é de verdade...

    ResponderExcluir
  4. Concordo que possam existir vários amores. A questão é que o último amor sempre nos parece o "verdadeiro". Todos parecem verdadeiros quando estamos passando por ele. No entanto se pensarmos que podem existir vários podemos acabar não lutando até o fim pelo atual.
    A pessoa que comentou dificilmente conseguirá enxergar isso no momento, é bem provavel que para ela a perda desse amor pareça a perda de todos.

    Seria muito interessante que ela voltasse a comentar algo para nos direcionar sobre o que realmente é a verdade dela.

    No mais, agradeço sinceramente a opinião postada acima, mais olhos, mais opiniões, mais visões. É realmente isso que busco com esse trabalho, ninguém pode deter a verdade absoluta.

    "Um ponto de vista é apenas a vista de um ponto".

    Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Olá... estou aqui novamente..

    eu tive um relacionamento antes desse, e falava q o amava, mas ao mesmo tempo eu pensava em outra pessoa q já gostava a mais de 1 ano, e eu cheguei a conclusão que tudo o que eu sentia, tudo o que eu fazia, seria na verdade o que eu queria com a pessoa que eu pensava, fiquei um ano com essa pessoa, como eu consegui ficar com ela esse tempo pensando em outra? eu nao sei te dizer, mas sei dizer que hoje já não consigo fazer isso, mas hoje, o sentimento que eu tenho por ele é bem maior que o sentimento que tinha antes, talvez essa seja a resposta, o fato de eu ter me relacionado com ele depois, fez com que esse sentimento almentasse, eu comecei a gostar dele sem ao menos conhece-lo, não tinha contado, só o via, depois de um tempo começamos a ter contato, ficamos até, mas ele começou a namorar, ficamos algumas vezes de novo, mais nada, ai perdemos o contato, eu comecei a namorar, e depois de um tempo voltamos a ter contato de novo, ele nao estava namorando, mas eu estava, e um dia combinamos de nos encontrar, e foi ai que eu terminei com a pessoa q eu estava, pq eu gostava dele, a primeira vez que disse que o amava senti uma felicidade imensa, pq era ali que eu sempre quis estar, era pra ele que eu sempre quis dizer, ficamos e começamos a namorar, ficamos 2 anos juntos e a cada dia o que sentia aumentava,
    mas ai nos separamos, e hoje por mais que digam q um dia vou encontrar alguém, não consigo acreditar, o tempo é pouco pra dizer isso, mas uma vida é muito menos perto do que eu sinto, prefiro a dor da solidão, do que a dor de ter alguem que não gosto do meu lado, eu não acredito que possamos amar varias vezes na vida, acredito que possamos nos apaixonar varias vezes, ou estar com alguem pra esquecer outra, estar com alguem pra não ficar sozinho, enfim...
    Eu o amo, e acredito que seja o único e verdadeiro amor da minha vida.

    Respondendo a sua pergunta, se desfez, por alguns erros meu.

    ResponderExcluir
  6. Realmente não podemos colocar regras e dizer que existem ou não vários amores. Por isso vou me ater ao seu caso especificamente. Você escreveu que esse pode ser seu único e verdadeiro amor então vou partir desse pressuposto.

    Mesmo separados você ainda pensa muito nessa pessoa? Você fica olhando fotos? Objetos que te fazem lembrar dele? Quando você o vê (se isso é possível caso morem na mesma cidade e essa não seja tão grande) você ainda treme? Sente seu coração querendo sair pela boca? Perde a fala?

    Se a maioria dessas respostas for sim, dificilmente você será capaz de se relacionar com outra pessoa no momento. Talvez até consiga, mas, é provavel que ao invés de prazer e acolhimento você sinta culpa e auto-abuso.

    Algumas pessoas conseguem ter relacionamentos frívolos apenas pelo prazer do sexo ou do carinho ali depositado mesmo que não exista um sentimento muito forte entre ambos. Para algumas pessoas, a simples atração física, a graça da amizade bastam. No entanto, outras só conseguem se relacionar se realmente amarem aquela pessoa. São capazes de se envolver com sempre com o pensamento: "Dessa vez vai dar certo, ele (ou ela) é legal, me trata bem, vou conseguir gostar dessa pessoa".
    Esse pensamento raramente se concretiza e o que sobra é mais uma marca na vida das duas pessoas, você pode acabar saindo com mais uma relação nas costas, pode acabar tendo raiva, nojo de si mesma por ter se entregado a uma pessoa que não amava.

    Você diz que o relacionamento se desfez por alguns erros seus. Devo acreditar que um relacionamento de 2 anos não terminaria por erros comuns, talvez esses erros tenham sido deveras pesados para seu parceiro, ou erros pequenos que acumulados se tornaram imensos.
    Como disse, se você vive em uma cidade grande, ou em cidade distante dele o fato de se envolver com outros não vai atrapalhar sua situação. Caso vocês vivam na mesma cidade e seja possível um saber da vida do outro, é possível que atuais relacionamentos vagos que você possa ter apenas tornem mais difícil uma nova aproximação com ele.

    A abstinência de relacionamentos, de vida social é mais valorizada do que sair por ai curtindo e beijando outras pessoas. Mais valorizada pra quem ficou.
    Sendo mais claro, não sei há quanto tempo estão separados, mas, se não for muito e ele souber que você já se envolveu (caso tenha se envolvido) com outras pessoas a sua situação fica difícil.

    Peço que você de mais detalhes nesse sentido, há quanto tempos estão separados, se ele já está com outra pessoa, se você está ou esteve.

    O único e verdadeiro amor como você diz, supostamente não nos permite querer outra pessoa, apenas aquela. Uma pessoa que ama de verdade nesse nível, não faz outra coisa que não seja procurar saber da pessoa amada, arrumar formas de conquista-la, de fazer chegar ao ouvido dela seu arrependimento e sua mudança.
    Uma pessoa vivendo esse amor não aceita o término da relação por mais errada que possa estar.

    Se você não se encaixa no perfil acima, talvez esse amor não seja o "verdadeiro", seja apenas um muito importante.

    Aguardo seu retorno para continuarmos, cada vez que você especifica mais a sua condição, fica mais fácil de aprofundarmos as idéias.

    Obrigado,

    Estarei aqui para novo contato.

    ResponderExcluir